Dicionário Náutico de veleiro, aqui estou reunindo todos os termos náuticos sobre veleiros, classificando por partes em Títulos e Subtitulos
Estrutura do veleiro
- Proa: Parte dianteira do barco.
- Popa: Parte traseira do barco.
- Costado: Lados do barco entre a proa e a popa.
- Quilha: Estrutura inferior que corre ao longo do casco, ajudando na estabilidade e manobrabilidade.
- Tombadilho: Plataforma elevada na popa onde se encontra o leme.
- Cabine: Espaço interno onde geralmente ficam os alojamentos, cozinha e banheiro.
- Pé-de-galinha: Parte do casco que se projeta para fora para dar suporte à plataforma de comando.
- Tanque de Lastro: Compartimento preenchido com água para melhorar a estabilidade do veleiro.
- Porta de Visita: Abertura no casco para inspeção e manutenção do interior.
- Convés Principal: Área de trabalho e circulação acima do casco.
- Cockpit: Área rebaixada onde o timoneiro controla o barco.
- Guarda-mancebo: Corrimão ao redor do convés para segurança.
- Bordas-livres: Altura da lateral do casco acima da linha d’água.
- Escotilha: Abertura no convés que permite acesso à cabine ou ao porão.
- Bimini: Cobertura de lona que protege o cockpit do sol e da chuva.
- Mesa de Navegação: Área onde ficam os instrumentos de navegação e mapas.
- Mastro: Poste vertical principal que sustenta as velas.
- Vela Mestra: Vela principal montada no mastro maior.
- Vela de Proa: Vela montada na proa, podendo ser uma genoa ou uma buja.
- Spinnaker: Vela grande e balão utilizada em ventos favoráveis.
- Bússola de Vento: Instrumento no topo do mastro que mostra a direção do vento.
- Estais: Cabos que sustentam o mastro de proa a popa.
- Brandais: Cabos que sustentam o mastro lateralmente.
- Boom: Barra horizontal presa ao mastro e à vela mestra, ajudando a controlar a vela.
- Enrolador de Genoa: Sistema que permite enrolar e desenrolar a genoa.
- Cunningham: Dispositivo que ajusta a tensão da parte inferior da vela mestra.
- Leme: Superfície móvel submersa que controla a direção.
- Cana do Leme: Barra conectada ao leme usada para direcionar.
- Roda de Leme: Volante usado para controlar o leme em veleiros maiores.
- Piloto Automático: Sistema eletrônico que mantém o barco em um curso definido sem intervenção manual.
- Pára-raios: Dispositivo no topo do mastro que protege o veleiro de raios.
Equipamentos de Navegação
- Bússola: Instrumento que mostra a direção em relação ao norte magnético.
- Sonda: Equipamento que mede a profundidade da água.
- GPS: Sistema de posicionamento global que fornece coordenadas e rota.
- Anemômetro: Instrumento que mede a velocidade do vento.
- Barômetro: Instrumento que mede a pressão atmosférica, útil para prever mudanças climáticas.
- Higrômetro: Instrumento que mede a umidade relativa do ar.
- Rádio VHF: Rádio de alta frequência usado para comunicação com outros barcos e estações de terra.
- EPIRB: Rádio baliza de emergência que envia sinal de socorro.
- SSB: Rádio de onda curta usado para comunicação de longa distância.
- AIS: Sistema de Identificação Automática que transmite a localização e a identificação do barco para outros navios e estações de controle.
Termos de Manobras
- Bordada: Manobra de mudança de direção em relação ao vento.
- Orçar: Aproximar-se do vento.
- Arribar: Afastar-se do vento.
- Jibe: Manobra em que a popa do barco passa pelo vento.
- Içar: Levantar uma vela.
- Arriar: Baixar uma vela.
- Patar: Manobra para ajustar as velas para um curso mais eficiente.
- Ventilar: Deixar as velas soltas para aliviar a pressão do vento.
- Fundear: Lançar a âncora ao fundo para manter o barco parado.
- Amarração: Fixar o barco a um cais ou boia.
- Molinetes: Equipamento usado para levantar a âncora.
- Amarra: Cabo (corda) usado para prender o barco a um ponto fixo.
- Defensas: Dispositivos colocados ao lado do barco para protegê-lo de impactos contra o cais ou outros barcos.
- Bitácula: Suporte de metal usado para fixar os cabos de amarração.
Segurança a Bordo
- Coletes Salva-Vidas: Dispositivos flutuantes usados em emergências.
- Balsa Salva-Vidas: Embarcação inflável usada em caso de abandono do veleiro.
- Extintor de Incêndio: Dispositivo usado para combater incêndios a bordo.
- Cinto de Segurança: Equipamento usado para prender a tripulação ao barco em condições de mar agitado.
- Linhas de Vida: Cordas ou cabos aos quais os cintos de segurança podem ser presos.
- Foguetes de Sinalização: Dispositivos pirotécnicos usados para chamar atenção em emergências.
- Sinais Sonoros: Apitos ou buzinas usadas para comunicação em emergências.
- Espelho de Sinalização: Dispositivo usado para refletir luz solar e chamar atenção de resgatadores.
- Flares: Sinais luminosos usados em emergências noturnas
Tipos de Veleiros
- Cruzeiro: Projetado para viagens de longa distância.
- Regata: Construído para competições de velocidade.
- Day Sailor: Veleiro pequeno para navegação diurna.
- Keelboat: Veleiro com quilha fixa, projetado para estabilidade e desempenho.
- Catamarã: Veleiro com dois cascos paralelos.
- Trimarã: Veleiro com três cascos, um central e dois laterais.
- Proa de V: Veleiro de alta performance com dois cascos e proa em forma de V para cortar as ondas.
- Hydrofoil: Veleiro que utiliza asas submersas para elevar o casco acima da água, reduzindo o arrasto
Partes Específicas das Velas
- Borla: Cabo usada para ajustar a vela.
- Escota: Cabo usada para controlar a posição horizontal da vela.
- Adriça: Cabo usada para levantar a vela.
- Rizo: Ajuste para reduzir o tamanho da vela.
- Enrolador de Vela: Sistema que permite enrolar a vela em torno do mastro ou da genoa.
- Cunho: Peça onde as escotas e adriças são fixadas.
- Travessa: Barra horizontal no mastro usada para fixar as velas.
Manutenção e Cuidados
- Anti-incrustante: Pintura especial aplicada ao casco para prevenir o crescimento de organismos marinhos.
- Polimento: Processo de limpeza e brilho do casco e do convés.
- Inspeção de Cabos: Verificação regular dos cabos e cordas para garantir sua integridade.
- Lubrificação: Aplicação de lubrificantes nos componentes móveis para evitar desgaste e corrosão.
- Remendos: Consertos de velas rasgadas ou desgastadas.
- Substituição de Equipamentos: Troca de partes danificadas ou obsoletas.
- Tratamento de Madeira: Aplicação de vernizes ou óleos para proteger partes de madeira do barco.
- Pintura de Casco: Aplicação de nova camada de pintura para proteger e embelezar o casco