Dicionário Náutico de veleiro

Dicionário Náutico de veleiro, aqui estou reunindo todos os termos náuticos sobre veleiros, classificando por partes em Títulos e Subtitulos

Estrutura do veleiro

  • Proa: Parte dianteira do barco.
  • Popa: Parte traseira do barco.
  • Costado: Lados do barco entre a proa e a popa.
  • Quilha: Estrutura inferior que corre ao longo do casco, ajudando na estabilidade e manobrabilidade.
  • Tombadilho: Plataforma elevada na popa onde se encontra o leme.
  • Cabine: Espaço interno onde geralmente ficam os alojamentos, cozinha e banheiro.
  • Pé-de-galinha: Parte do casco que se projeta para fora para dar suporte à plataforma de comando.
  • Tanque de Lastro: Compartimento preenchido com água para melhorar a estabilidade do veleiro.
  • Porta de Visita: Abertura no casco para inspeção e manutenção do interior.
  • Convés Principal: Área de trabalho e circulação acima do casco.
  • Cockpit: Área rebaixada onde o timoneiro controla o barco.
  • Guarda-mancebo: Corrimão ao redor do convés para segurança.
  • Bordas-livres: Altura da lateral do casco acima da linha d’água.
  • Escotilha: Abertura no convés que permite acesso à cabine ou ao porão.
  • Bimini: Cobertura de lona que protege o cockpit do sol e da chuva.
  • Mesa de Navegação: Área onde ficam os instrumentos de navegação e mapas.
  • Mastro: Poste vertical principal que sustenta as velas.
  • Vela Mestra: Vela principal montada no mastro maior.
  • Vela de Proa: Vela montada na proa, podendo ser uma genoa ou uma buja.
  • Spinnaker: Vela grande e balão utilizada em ventos favoráveis.
  • Bússola de Vento: Instrumento no topo do mastro que mostra a direção do vento.
  • Estais: Cabos que sustentam o mastro de proa a popa.
  • Brandais: Cabos que sustentam o mastro lateralmente.
  • Boom: Barra horizontal presa ao mastro e à vela mestra, ajudando a controlar a vela.
  • Enrolador de Genoa: Sistema que permite enrolar e desenrolar a genoa.
  • Cunningham: Dispositivo que ajusta a tensão da parte inferior da vela mestra.
  • Leme: Superfície móvel submersa que controla a direção.
  • Cana do Leme: Barra conectada ao leme usada para direcionar.
  • Roda de Leme: Volante usado para controlar o leme em veleiros maiores.
  • Piloto Automático: Sistema eletrônico que mantém o barco em um curso definido sem intervenção manual.
  • Pára-raios: Dispositivo no topo do mastro que protege o veleiro de raios.

Equipamentos de Navegação

  • Bússola: Instrumento que mostra a direção em relação ao norte magnético.
  • Sonda: Equipamento que mede a profundidade da água.
  • GPS: Sistema de posicionamento global que fornece coordenadas e rota.
  • Anemômetro: Instrumento que mede a velocidade do vento.
  • Barômetro: Instrumento que mede a pressão atmosférica, útil para prever mudanças climáticas.
  • Higrômetro: Instrumento que mede a umidade relativa do ar.
  •  
  • Rádio VHF: Rádio de alta frequência usado para comunicação com outros barcos e estações de terra.
  • EPIRB: Rádio baliza de emergência que envia sinal de socorro.
  • SSB: Rádio de onda curta usado para comunicação de longa distância.
  • AIS: Sistema de Identificação Automática que transmite a localização e a identificação do barco para outros navios e estações de controle.
  •  

Termos de Manobras

  • Bordada: Manobra de mudança de direção em relação ao vento.
  • Orçar: Aproximar-se do vento.
  • Arribar: Afastar-se do vento.
  • Jibe: Manobra em que a popa do barco passa pelo vento.
  • Içar: Levantar uma vela.
  • Arriar: Baixar uma vela.
  • Patar: Manobra para ajustar as velas para um curso mais eficiente.
  • Ventilar: Deixar as velas soltas para aliviar a pressão do vento.
  • Fundear: Lançar a âncora ao fundo para manter o barco parado.
  • Amarração: Fixar o barco a um cais ou boia.
  • Molinetes: Equipamento usado para levantar a âncora.
  • Amarra:  Cabo (corda) usado para prender o barco a um ponto fixo.
  • Defensas: Dispositivos colocados ao lado do barco para protegê-lo de impactos contra o cais ou outros barcos.
  • Bitácula: Suporte de metal usado para fixar os cabos de amarração.

Segurança a Bordo

  • Coletes Salva-Vidas: Dispositivos flutuantes usados em emergências.
  • Balsa Salva-Vidas: Embarcação inflável usada em caso de abandono do veleiro.
  • Extintor de Incêndio: Dispositivo usado para combater incêndios a bordo.
  • Cinto de Segurança: Equipamento usado para prender a tripulação ao barco em condições de mar agitado.
  • Linhas de Vida: Cordas ou cabos aos quais os cintos de segurança podem ser presos.
  •  
  • Foguetes de Sinalização: Dispositivos pirotécnicos usados para chamar atenção em emergências.
  • Sinais Sonoros: Apitos ou buzinas usadas para comunicação em emergências.
  • Espelho de Sinalização: Dispositivo usado para refletir luz solar e chamar atenção de resgatadores.
  • Flares: Sinais luminosos usados em emergências noturnas

Tipos de Veleiros

  • Cruzeiro: Projetado para viagens de longa distância.
  • Regata: Construído para competições de velocidade.
  • Day Sailor: Veleiro pequeno para navegação diurna.
  • Keelboat: Veleiro com quilha fixa, projetado para estabilidade e desempenho.
  • Catamarã: Veleiro com dois cascos paralelos.
  • Trimarã: Veleiro com três cascos, um central e dois laterais.
  • Proa de V: Veleiro de alta performance com dois cascos e proa em forma de V para cortar as ondas.
  • Hydrofoil: Veleiro que utiliza asas submersas para elevar o casco acima da água, reduzindo o arrasto
  •  

Partes Específicas das Velas

  • Borla: Cabo usada para ajustar a vela.
  • Escota: Cabo usada para controlar a posição horizontal da vela.
  • Adriça: Cabo usada para levantar a vela.
  • Rizo: Ajuste para reduzir o tamanho da vela.
  • Enrolador de Vela: Sistema que permite enrolar a vela em torno do mastro ou da genoa.
  • Cunho: Peça onde as escotas e adriças são fixadas.
  • Travessa: Barra horizontal no mastro usada para fixar as velas.
  •  

Manutenção e Cuidados

  • Anti-incrustante: Pintura especial aplicada ao casco para prevenir o crescimento de organismos marinhos.
  • Polimento: Processo de limpeza e brilho do casco e do convés.
  • Inspeção de Cabos: Verificação regular dos cabos e cordas para garantir sua integridade.
  • Lubrificação: Aplicação de lubrificantes nos componentes móveis para evitar desgaste e corrosão.
  • Remendos: Consertos de velas rasgadas ou desgastadas.
  • Substituição de Equipamentos: Troca de partes danificadas ou obsoletas.
  • Tratamento de Madeira: Aplicação de vernizes ou óleos para proteger partes de madeira do barco.
  • Pintura de Casco: Aplicação de nova camada de pintura para proteger e embelezar o casco

Loading